A Presidente chamou a atenção para a necessidade de se manter uma política de conteúdo local: “Nós estamos produzindo no Brasil o que o Brasil tem condições de produzir, por isso a política de conteúdo local não é algo que possa ser afastado. A política de conteúdo local no meu governo é o centro de uma política de recuperação da capacidade de investimento deste país.”
O “André Rebouças” é a nona embarcação a entrar em operação, das 49 encomendadas a estaleiros nacionais pelo Promef – Programa de Modernização e Expansão da Frota. A construção deste petroleiro, que tem como finalidade exportar petróleo cru retirado do pré-sal, gerou mais de 2 mil empregos diretos. O “André Rebouças” e o “Marcílio Dias” têm capacidade para transportar cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária brasileira.
Ainda durante seu discurso, a Presidenta Dilma Rousseff mais uma vez defendeu a Petrobras. Ela afirmou que a estatal é uma das maiores conquistas do povo brasileiro, e que a empresa merece e a sociedade exige o fim da corrupção. “Nós temos, graças a Deus, a Petrobras. É uma das maiores conquistas do povo brasileiro, porque é uma grande empresa com tecnologia nacional. A Petrobras merece e a sociedade brasileira exige, temos que enfrentar e acabar com todas as tentativas de uso indevido da empresa, todos os processos de corrupção. Ao mesmo tempo, a empresa é forte o suficiente para ganhar o “Oscar Tecnológico”, em Houston, por ter sido capaz de extrair petróleo de uma profundidade extremamente elevada.”
A Petrobras está sendo investigada na Operação Lava Jato, ação deflagrada em março de 2014 pela Polícia Federal. A empresa foi vítima de um esquema de lavagem e desvio de dinheiro, envolvendo a estatal com grandes empreiteiras e políticos. As denúncias causaram a troca da cúpula da empresa.
Bendine garantiu ainda: "Não vamos deixar que erros praticados por quem queria lesar o patrimônio da nossa querida Petrobras se repitam. Nós vamos virar esta página com os olhos da companhia voltados para o futuro, onde estará a retomada da geração de valor para o acionista, pequeno ou grande, e, acima de tudo, para toda a sociedade brasileira."