- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lançamento de petroleiros marca retomada da agenda positiva de Dilma Rousseff

© REUTERS / Ueslei MarcelinoDilma Rousseff, presidenta do Brasil
Dilma Rousseff, presidenta do Brasil - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Presidenta Dilma Rousseff participou nesta quinta-feira das comemorações da viagem inaugural do petroleiro “André Rebouças”, da Transpetro, subsidiária da Petrobras, e do batismo do petroleiro “Marcílio Dias”. Os eventos foram realizados no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca, Pernambuco.

Plataforma da Petrobras - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Petrobras bate mais um recorde em produção diária no pré-sal
Na cerimônia, Dilma Rousseff afirmou que o Brasil superou obstáculos para conseguir reerguer a indústria naval, um processo que começou do nada, devido ao sucateamento do parque que existia, e baseado na decisão de descentralizar o setor dentro do país. “Eu tenho perfeita clareza de que só superando obstáculos a gente consegue produzir no Brasil esses navios, com essa qualidade, incorporando tecnologia, melhorando a formação dos nossos, trabalhando e gerando no Brasil emprego e renda”, disse a presidente em seu discurso. “Nós não somos um país que não gosta dos outros países, pelo contrário, a gente gosta. O que nós queremos é produzir no Brasil aquilo que pode ser produzido no Brasil. Este, inclusive, é o lema inicial que levou a reconstrução da indústria naval.”

A Presidente chamou a atenção para a necessidade de se manter uma política de conteúdo local: “Nós estamos produzindo no Brasil o que o Brasil tem condições de produzir, por isso a política de conteúdo local não é algo que possa ser afastado. A política de conteúdo local no meu governo é o centro de uma política de recuperação da capacidade de investimento deste país.”

O “André Rebouças” é a nona embarcação a entrar em operação, das 49 encomendadas a estaleiros nacionais pelo Promef – Programa de Modernização e Expansão da Frota. A construção deste petroleiro, que tem como finalidade exportar petróleo cru retirado do pré-sal, gerou mais de 2 mil empregos diretos. O “André Rebouças” e o “Marcílio Dias” têm capacidade para transportar cerca de 1 milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária brasileira.

Edifício da Petrobras - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Petrobras leva o principal prêmio internacional do setor de petróleo
Atualmente, há 14 navios encomendados pela Transpetro a estaleiros nacionais, em diferentes fases de construção, sendo 6 no estágio de acabamentos.

Ainda durante seu discurso, a Presidenta Dilma Rousseff mais uma vez defendeu a Petrobras. Ela afirmou que a estatal é uma das maiores conquistas do povo brasileiro, e que a empresa merece e a sociedade exige o fim da corrupção. “Nós temos, graças a Deus, a Petrobras. É uma das maiores conquistas do povo brasileiro, porque é uma grande empresa com tecnologia nacional. A Petrobras merece e a sociedade brasileira exige, temos que enfrentar e acabar com todas as tentativas de uso indevido da empresa, todos os processos de corrupção. Ao mesmo tempo, a empresa é forte o suficiente para ganhar o “Oscar Tecnológico”, em Houston, por ter sido capaz de extrair petróleo de uma profundidade extremamente elevada.”

A Petrobras está sendo investigada na Operação Lava Jato, ação deflagrada em março de 2014 pela Polícia Federal. A empresa foi vítima de um esquema de lavagem e desvio de dinheiro, envolvendo a estatal com grandes empreiteiras e políticos. As denúncias causaram a troca da cúpula da empresa.

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras em depoimento na CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
CPI da Petrobras: depoimento confirma propina ao PSDB
Há 3 meses à frente da presidência da estatal, Aldemir Bendine também esteve presente ao evento no Estaleiro Atlântico Sul, junto com a Presidenta Dilma. Ele afirmou que a Petrobras vai se fortalecer após os escândalos de corrupção. “Esse tem sido o meu maior compromisso. Deixar claro a toda a sociedade brasileira que a Petrobras vai sair mais saudável e mais forte desse momento que estamos enfrentando.”

Bendine garantiu ainda: "Não vamos deixar que erros praticados por quem queria lesar o patrimônio da nossa querida Petrobras se repitam. Nós vamos virar esta página com os olhos da companhia voltados para o futuro, onde estará a retomada da geração de valor para o acionista, pequeno ou grande, e, acima de tudo, para toda a sociedade brasileira."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала