Algumas antigas instalações militares norte-americanas foram transformadas em centros comerciais. Um deles, conhecido como American Village, é frequentemente citado como uma história de sucesso. Cerca de meio milhão de pessoas visitaram o shopping em sua primeira semana.
As histórias de sucesso confirmam o que muitos habitantes de Okinawa já sabem: “bases militares dos EUA se tornaram um impedimento, ao invés de um benefício, para o crescimento da economia local”, destacou o jornal Japan Times.
Mais de 70% das instalações militares dos EUA no Japão e cerca de metade das tropas norte-americanas implantadas no país estão localizadas em Okinawa. As instalações ocupam, aproximadamente, 20% do território da ilha.
Além disso, as forças norte-americanas na região estão atoladas em escândalos, que vão desde crimes mortais até ao estupro de uma menina japonesa de 12 anos por três militares dos EUA em 1995.
O governador de Okinawa, Takeshi Onaga, irá aos EUA em uma visita de 10 dias a partir de 27 de maio, de acordo com Ryukyu Shimpo, um jornal local. Ele pretende discutir a questão com os secretários adjuntos do Departamento de Defesa norte-americano e do Departamento de Estado.