A polícia israelense afirmou que o motorista era um “terrorista árabe” e informou que as duas policiais sofreram apenas ferimentos leves. Segundo as forças oficiais, outros ataques semelhantes aconteceram recentemente. Parentes do palestino disseram à rádio Israel que ele foi assassinado por equívoco.
Alguns veículos da imprensa árabe alegaram que o homem foi morto por membros do exército de Israel. Outras fontes apontaram para a existência de testemunhas dizendo ter se tratado de um acidente. Já a mídia israelense disse que o homem foi baleado por agentes de Israel porque o mesmo estava tentando jogar o veículo para cima de um grupo de policiais.
"Omran Abu-Dhem, de 41 anos de idade, foi morto pela polícia de Israel na cidade de at-Tur, em Jerusalém. Alegou-se que o homem estava tentando atropelar duas policiais de fronteira e que os soldados o mataram. Testemunhas disseram que Abu-Dhem tentava virar seu carro na rua para mudar de direção, e que 'a versão de Israel está totalmente errada'" – escreveu uma publicação israelense.