A declaração se deu durante um evento organizado pelo portal esportivo russo Chempionat em parceria com o site PokerStars, e dedicado ao desenvolvimento e à popularização do futebol na Rússia às vésperas da Copa do Mundo de 2018.
"Se eu planejo inaugurar minha própria academia de futebol em Moscou? Devo dizer que os primeiros passos nesse sentido já foram feitos. Nós queremos abrir uma escola em Moscou. Dei esse passo após a derrota por 1:7 contra a Alemanha, quando ficou óbvio que carecemos de estrelas de verdade [no futebol]" – disse Ronaldo em entrevista coletiva.
"Para mim, no Brasil, estamos vivendo uma crise, não só a crise econômica, mas também uma crise no futebol. Perdemos a Copa do Mundo de 2014 de maneira catastrófica. E com muito poucas esperanças. Temos Neymar que é um grande jogador com futuro muito importante para a seleção brasileira. Mas não temos muitos Neymares no Brasil" — explicou.
O ex-atacante explicou que gostaria de contribuir para o surgimento de pequenas e grandes estrelas do futebol na Rússia, já que o país, assim como o Brasil, também carece de astros no esporte.
"No Brasil se fala muito agora sobre a renovação da nossa forma de trabalhar com os jogadores jovens. E eu acredito que isso sirva para todos os países, incluindo a Rússia, a maneira que trabalhamos os jovens" — concluiu Ronaldo.
Moscou, no entanto, não será a única cidade a receber uma escolinha do astro de futebol brasileiro. No início deste ano, Ronaldo anunciou a criação da empresa Ronaldo9 Academy – uma rede de franquias que até 2016 planeja inaugurar um total de 50 escolas no mundo, incluindo o Brasil e os Estados Unidos.