Fonte: Grécia quer reconhecer Palestina por votação no parlamento

© AP Photo / Majdi MohammedBandeiras da Palestina.
Bandeiras da Palestina. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Segundo uma fonte parlamentar grega contatada pela agência Sputnik, o país tem vontade de reconhecer a Palestina, mas ao mesmo tempo não quer estragar as relações com o Israel.

Ônibus em Israel - Sputnik Brasil
Ministro israelense pretendia introduzir segregação étnica em ônibus
Os relatos da mídia grega informam que o novo gabinete de ministros na Grécia planeja tomar uma decisão importante sobre a Palestina em condições da instabilidade que permanece no Oriente Médio.

Segundo a informação obtida pela Sputnik de uma fonte na bancada parlamentar do partido Syriza, que está no poder, “a questão do reconhecimento pela Grécia da Palestina como um Estado independente será incluído na agenda do parlamento grego nas próximas semanas. Atenas, seguindo o exemplo do Vaticano e dos demais países europeus, realizará uma votação no parlamento sobre o reconhecimento da Palestina. Seguindo a iniciativa do Syriza, o parlamento grego planeja reconhecer o Estado palestino nas fronteiras do ano 1967”. 

Ao mesmo tempo, a questão do reconhecimento da Palestina deve ser tratada pela Grécia com cautela, porque o país tem estado recentemente desenvolvendo cooperação ativa com outro Estado da região, Israel. Segundo uma fonte próxima do governo grego, “no contexto da cooperação com o Israel, o governo de coalizão da Grécia considera correto reconhecer a Palestina não via um canal governamental, mas sim através de uma votação no parlamento”.

Presidente dos EUA Barack Obama e Primeiro-Ministro de Israel Benjamin Netanyahu - Sputnik Brasil
Mídia: Obama quer que ONU reconheça Palestina
Segundo frisam os cientistas políticos gregos, a Convenção sobre Relações Diplomáticas prevê que o reconhecimento de um país por um outro país seja feito através de uma decisão respectiva tomada pelo Conselho de Ministros e a publicação da lei no órgão de imprensa oficial do governo. Depois disso, a informação sobre o reconhecimento é transferida às instâncias inferiores através de canais diplomáticos. Atenas não quer ruir as relações com Israel e por isso, em vez desse procedimento, quer incluir esta questão na agenda parlamentar. “Segundo o plano do governo, é altamente provável que nas próximas semanas o parlamento grego terá uma reunião especial sobre a Palestina com a participação do presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas. A votação sobre o reconhecimento da Palestina está planejada para esta reunião”.  

Ao mesmo tempo, segundo disse à Sputnik uma fonte no Ministério do Exterior grego, “o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, que estima o desenvolvimento das relações grego-israelenses como muito importante, nos próximos meses planeja realizar uma ‘Cúpula Mediterrânea’ trilateral com a participação da Grécia, Chipre e Israel. Para este encontro está prevista uma discussão sobre temas importantes, inclusive o fortalecimento da cooperação energética, técnico-militar e diplomática entre os três países”.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала