- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rússia propõe criação de análogo do SWIFT para os BRICS

© SputnikBandeiras países BRICS
Bandeiras países BRICS - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Banco Central da Rússia propôs discutir a criação dentro dos BRICS de um análogo do sistema ocidental de pagamento internacional SWIFT, segundo disse nesta sexta-feira (29) a vice-diretora do banco, Olga Skorobogatova.

O grupo BRICS promove a cooperação entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul em uma ampla gama de temas e questões, incluindo finanças e economia.

Vladimir Putin durante encontro com representantes dos BRICS responsáveis pela segurança, em 26 de maio de 2015. - Sputnik Brasil
Putin: BRICS aceitam lidar com desafios internacionais
"Falando sério, atualmente não há análogo para o SWIFT no mundo. O único problema que pode ser do interesse de todos nós é o de considerar e discutir a possibilidade de criar um sistema que seria aplicável a todos os países do BRICS para nos proteger, para ser usado como um backup", disse Skorobogatova.

O SWIFT, acrônimo para Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais, engloba mais de dez mil instituições financeiras em 210 países e fornece a infraestrutura eletrônica para a movimentação de US$ 6 bilhões em operações interbancárias a cada dia.

Com a deterioração das relações entre Moscou e o Ocidente, na sequência da crise ucraniana, a União Europeia e os Estados-membros consideraram desconectar a Rússia da rede SWIFT.

Bandeiras nacionais dos países membros do BRICS - Sputnik Brasil
Opinião: BRICS não dão vez aos EUA na América Latina
Agora, a criação de um sistema análogo no âmbito dos BRICS parece responder a diversas pautas necessárias à formação de uma ordem internacional verdadeiramente multipolar. Em 2006, por exemplo, o SWIFT virou o tema central de uma polêmica envolvendo EUA e União Europeia. Após uma série de artigos em diversos jornais norte-americanos, descobriu-se que o Departamento do Tesouro dos EUA e a CIA haviam criado um software chamado "Terrorist Finance Tracking Program", elaborado no contexto da política de "Guerra ao Terror" defendida pela administração Bush, e que tinha a finalidade de rastrear terroristas. Porém, de fato, o programa permitia ao governo norte-americano acessar quaisquer informações sobre transferências bancárias na base de dados da rede Swift. Tal privilégio ficou conhecido como "acordo swift", já que era resultado de um acordo direto entre Washington e a instituição.

Ainda em 2006, o governo belga declarou que este acordo violava as leis do país, bem como as da União Europeia. E em fevereiro de 2010, o parlamento europeu rejeitou o "acordo swift" em virtude dos direitos à privacidade dos seus cidadãos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала