O jornalista de investigação Eric Zuesse postou a carta no seu blog e, se esta for verdadeira, revela que o parlamento ucraniano pediu aos EUA para atribuir o Prêmio Nobel da Paz 2015 ao presidente Poroshenko. A carta é dirigida a Julie Furuta-Toy, a chefe da missão diplomática na embaixada dos Estados Unidos em Oslo, sendo aparentemente assinada pelo presidente do Parlamento ucraniano, Vladimir Groysman.
"Nós apreciamos os esforços que fizeram para que Pyotr Poroshenko seja nomeado para o Prêmio Nobel da Paz", diz a carta.
No entanto, a carta mostra que Kiev não está exatamente satisfeito com os esforços dos EUA neste sentido. "Ainda consideramos as suas garantias de apoio por parte dos dois membros do Comité Nobel como insuficientes e não totalmente coerentes com os nossos acordos anteriores."
Independentemente da autenticidade do documento, continua a ser desconhecido quem vai ser nomeado para Prêmio Nobel da Paz 2015 e, especialmente, se o nome de Poroshenko constará na lista.
Entretanto, o serviço de imprensa de Groysman negou a informação sobre a carta. "Esta informação não é verdadeira. Na base de dados da Secretaria da Suprema Rada da Ucrânia não há qualquer carta com este número", disse o porta-voz, Dmitry Stolyarchuk.