A escola vai oferecer possibilidades de aprendizagem de elementos técnicos e táticos do futebol seguindo os métodos de trabalho utilizados no FC Barcelona. O projeto prevê treinamento diário, sessões teóricas e outras atividades recreativas e educativas.
"O local não foi escolhido por acaso. Sochi é uma das cidades mais modernas para o esporte devido à sua preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno. Há muitos novos centros esportivos e estádios construídos, uma grande plataforma para o desenvolvimento de crianças e esporte de massa vem sendo criada", relatou a Sputnik o coordenador de projetos internacionais de Barcelona e responsável pela escola na Rússia, Inaki Andreu.
A organização da escola do clube catalão contou com a colaboração do Ministério do Esporte da Rússia, bem como da administração de Sochi. "Estamos muito satisfeitos que o Barcelona esteja abrindo um campus de futebol na costa do Mar Negro', disse o vice-prefeito da cidade Sergei Yurchenko.
Outro clube espanhol, o Real Madrid, aliás arquirrival do Barcelona, já havia estabelecido uma escola no sul da Rússia. Em 2013, abriu uma unidade em Rostov-on-Don. Mais de 100 crianças estão praticando futebol e basquete no centro de esportes sociais da equipe merengue.