De acordo com o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, um dos documentos fundamentais para a parceria estratégica e econômica no âmbito da cúpula dos BRICS está quase preparado.
“Nunca tivemos dúvidas de que o foco dos BRICS está nas questões econômicas e, por isso, quando começou o trabalho preparatório para a presidência russa do grupo, é claro que discutimos o tema da nossa contribuição, do valor acrescentado que a presidência russa pode proporcionar ao grupo. Já iniciamos o desenvolvimento da estratégia de parceria econômica e o documento está quase pronto”, disse Ryabkov.
“Uma série de países mostra interesse na nova estrutura, principalmente os países da Ásia, América Latina e África. […] O interesse dos parceiros ultrapassa as previsões durante a criação do banco, o que é muito bom e só pode ser saudado. Mas quero dizer que, inicialmente, o banco foi concebido como uma organização que primeiramente tratará de projetos de infraestrutura e de outros projetos no território dos países que participam no grupo. Este não é um instrumento, pelo menos agora e no futuro próximo, para resolver questões fora dos BRICS, mas em um futuro mais longínquo, isso não pode ser excluído.”
O diplomata também comentou a suposta linha política para conter o BRICS e o Novo Banco:
“Para dizer em geral, os EUA e, provavelmente, a União Europeia não podem deixar de sentir inveja com tais iniciativas. Eles vêm nelas o resultado de processos que objetivamente levarão à diminuição da influência dos fundadores do Sistema Bretton Woods de gerenciamento econômico internacional. Prevejo que, por meio do estabelecimento do Banco dos BRICS e do começo do seu trabalho, a crítica a tudo o que será feito neste formato aumentará.”
O Sistema Bretton Woods foi criado como resultado das conferências realizadas em 1944 nos EUA, nas quais foi discutida a atual ordem monetária mundial. Como resultado, foi definido o sistema de regras, instituições e procedimentos para regular a política econômica internacional, e o dólar norte-americano tornou-se equivalente ao ouro na economia mundial.