Rússia recebe o maior número de pedidos de asilo do mundo

© AFP 2023 / SERGEI VENYAVSKY / AFPRefugiados ucranianos na fronteira com a Rússia
Refugiados ucranianos na fronteira com a Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) nesta quinta-feira (18) revela que a Rússia se tornou o maior receptor de novos pedidos de asilo do mundo, com quase 275 mil solicitações realizadas em 2014 – a grande maioria por parte de ucranianos.

O chamado Relatório Tendências Globais 2014 explica que a "eclosão do conflito no leste da Ucrânia teve um grande impacto sobre os números de 2014 [da Rússia]", com "271.200, ou perto de 99 por cento dos pedidos na Federação Russa sendo apresentados por ucranianos". O documento nota ainda que, "em anos anteriores, o número combinado nunca tinha ultrapassado a marca de 5.000", atingindo apenas cerca de 3.400 em 2013.

Ainda de acordo com o relatório, "a última vez que um país registrou uma cifra comparável foi em 2009, quando a África do Sul informou que 222.300 pessoas haviam apresentado pedidos de asilo individuais, muitos deles de Zimbabwe".

Comboio com ajuda humanitária russa parte para o leste ucraniano - Sputnik Brasil
Mais um comboio com ajuda humanitária partiu da Rússia para Donbass
Além disso, a ACNUR constata que quase 94 por cento das 288.600 solicitações feitas por cidadãos da Ucrânia para o estatuto de refugiado foram dirigidas para a Rússia. A agência da ONU também enfatiza que as "taxas de reconhecimento totais para os requerentes de asilo ucranianos mostram uma abordagem muito divergente, que vão desde acima de 90 por cento na Federação da Rússia e na Bielorrússia para ao redor ou abaixo de 10 por cento na Bélgica, na Finlândia, na França, na Polônia e no Reino Unido. No Canadá, na República Tcheca, na Alemanha, na Itália e nos Estados Unidos da América, as taxas de reconhecimento totais foram de entre 35 e 65 por cento".

Refugiados ucranianos fazem filas na fronteira com a Rússia - Sputnik Brasil
ONU divulga número recorde de refugiados, deslocados internos e asilados em 2014
O novo relatório afirma ainda que cerca de 1,7 milhão de pessoas fizeram pedidos de asilo em 2014. Além disso, 13,9 milhões de pessoas foram recentemente deslocadas devido a conflitos ou perseguições, sendo 11 milhões dentro das fronteiras de seus próprios países. Milhões também continuam deslocadas por conflitos de anos anteriores, levando a estimativa da ACNUR a respeito do número total de pessoas deslocadas em todo o mundo a um recorde histórico de 59,5 milhões de pessoas.

Com o subtítulo "Mundo em Guerra", o relatório da ACNUR observa que ao longo dos últimos cinco anos, 16 grandes conflitos tiveram início, ou foram renovados, ou exacerbados, incluindo oito na África, três no Oriente Médio, três na Ásia, um na América Latina e um na Europa. Juntos, os conflitos levaram o vôo de uma média de 42.500 pessoas por dia em 2014.

Junho de 2006: polícia norueguesa dispersa refugiados afegãos que acampavam em frente à Catedral de Oslo, em protesto contra a decisão do governo da Noruega de deportar 2 mil de seus compatriotas do país - Sputnik Brasil
Noruega receberá 8 mil refugiados sírios até 2017
O conflito sírio em curso é responsável pelo maior número de refugiados, com mais de 11 milhões de pessoas deslocadas desde o início da guerra civil em 2011.

Junto com a Rússia, Alemanha, Estados Unidos, Turquia, Suécia e África do Sul também fez a lista de destinatários principais de novas aplicações para o estatuto de refugiado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала