O volume de comércio entre China e EUA chegou a US$ 550 milhões no ano passado. Os investimentos norte-americanos no parceiro atingiram, aproximadamente, US$ 100 bilhões, enquanto a via inversa também vem registrando sucessivos aumentos.
“O crescimento da cooperação econômica China–EUA não está apenas em sintonia com as exigências dos dois povos, mas também é um reflexo dos esforços dos dois países para assumirem suas responsabilidades como potências mundiais”, afirmou o vice-ministro de Finanças chinês, Zhu Guangyao.
O Diálogo Estratégico Econômico, porém, não será o único debate sino-americano importante a ser realizado na próxima semana. Representantes dos dois países promoverão, também na capital dos EUA, a sexta Consulta Interpessoal de Alto Nível (CPE). O encontro será copresidido pelo vice-premiê chinês Liu Yandong e por John Kerry.
“O CPE será uma discussão sobre cooperação em educação, ciência e tecnologia, cultura, saúde, esportes, mulheres e jovens”, afirmou o porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang.
À margem do S&ED e do CPE, representantes militares chineses e norte-americanos também deverão discutir questões de segurança na próxima semana.