O manifestante resistiu à prisão, mas foi detido na noite de domingo (28), disse um porta-voz da polícia nesta segunda-feira (29).
Police wall 27/06 #ElectricYerevan #Armenia #Baghramyan #Հայաստան pic.twitter.com/GW0voP4kKJ
— Arminé (@1sarcasm) 29 junho 2015
O correspondente da Sputnik no local informou nas primeiras horas de hoje que parte dos ativistas começou a deixar o comício e estava voltando para casa, mas que vários milhares de pessoas decidiram permanecer nas ruas, algumas dormindo no chão.
Nunca vi a baghramyan tão calma. Quase sem polícia. Mas também com bem menos gente. Galera joga bola na rua #electricyerevan
— heitor loureiro (@HeitorLoureiro) 29 junho 2015
A polícia não estava tomando qualquer ação para dispersar a manifestação, que permanecia pacífica, disse o correspondente da Sputnik. Mais cedo, a polícia de Erevan disse que estava se preparando para usar os meios permitidos pela lei armênia para liberar a Avenida Baghramyan, centro dos protestos, na noite de domingo.
Yerevan police prepare for crack down on #electricyerevan, asking protesters to go home. pic.twitter.com/5YeDbauTmy
— Anna Nemtsova (@annanemtsova) 28 junho 2015
Em 17 de junho, as autoridades do país anunciaram um aumento de 16,7% nas tarifas de energia elétrica residencial, que entraria em vigor em 1º de agosto. Dois dias depois, protestos em massa contra a subida das taxas começaram a eclodir na capital armênia, e os ativistas acabaram bloqueando a Avenida Baghramyan.
Na quinta-feira (25), os ativistas rejeitaram o pedido do primeiro-ministro para deixarem a Baghramyan. Eles exigem que as autoridades suspendam a decisão sobre o aumento das tarifas de energia elétrica, iniciem conversações sobre a redução das tarifas com os ativistas e responsabilizem os policiais que usaram a força contra manifestantes e jornalistas durante os protestos.
Os manifestantes participarão de um comício nas ruas centrais da cidade e permanecerão na Avenida Baghramyan até o "fim vitorioso", segundo anunciaram os organizadores em comunicado nesta segunda-feira (29).
Drone captures #ElectricYerevan protesters dancing WATCH FULL VIDEO: http://t.co/kwsUkqReNM https://t.co/7zL0ypXdec
— Ruptly (@Ruptly) 27 junho 2015