Grécia propõe novo acordo de financiamento

© REUTERS / Dado RuvicGrécia se esforça para chegar a um acordo com os seus credores a poucas horas do vencimento da dívida junto ao FMI
Grécia se esforça para chegar a um acordo com os seus credores a poucas horas do vencimento da dívida junto ao FMI - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo da Grécia enviou hoje ao Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira (ESM) um novo pedido de financiamento de dois anos para tirar o país da crise, acrescentando que "continua na mesa de negociações" para resolver o impasse sobre a parcela de 1,6 bilhão de euros da dívida junto ao FMI, que deveria ser paga nesta terça-feira.

Às 14h, horário de Brasília, as autoridades do Eurogrupo realizarão uma teleconferência para discutir o pedido. 

Grécia tem até esta terça-feira (30) para pagar parcela da dívida a credores internacionais - Sputnik Brasil
Opinião: Sem alternativa, a Grécia vai sair da Zona do Euro

Conforme relatou mais cedo a imprensa grega, o primeiro-ministro do país, Alexis Tsipras, estaria considerando uma proposta de última hora da Comissão Europeia para prorrogar o empréstimo internacional, com algumas mudanças em relação ao plano anterior. No entanto, perguntado por jornalistas se a Grécia faria o pagamento ao Fundo Monetário Internacional até o fim do dia, o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, disse que "não". Ainda assim, segundo ele, o país espera chegar a um acordo com os seus credores. 

No próximo domingo, cinco dias depois do vencimento da dívida, a população grega participará de um referendo para decidir se aceita ou não as exigências feitas pelos credores internacionais, que incluem mais impostos e menos benefícios sociais, em troca de mais ajuda financeira. Se a ajuda, nessas condições, não for aceita e o calote se confirmar, o país correrá o risco de deixar a zona do euro. 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала