O senador observou que a decisão de diminuir o número das forças militares estrangeiras deve basear-se na situação no terreno, informou a agência noticiosa Associated Press.
“Tendo em conta as atividades do grupo Estado islâmico e o início aparente da temporada de confrontos no ano corrente e o aumento da situação de risco, no meu entendimento, é necessário rever o plano da administração (Obama) sobre a retirada das tropas norte-americanas.”
Conforme uma declaração do presidente estadunidense, Barack Obama, todas as tropas norte-americanas devem ser retiradas do Afeganistão até finais de 2017. Em finais de 2016, ano da saída de Obama do cargo presidencial, está previsto que só 1 mil soldados estadunidenses permaneçam no país. No momento estão no Afeganistão quase 10 mil soldados americanos.
Apesar dos anúncios de retirada das tropas americanas, a pesquisa realizada pelo Instituto Watson de Estudos Internacionais indica que o conflito no Afeganistão está se intensificando, já que o número de vítimas não parou de crescer ao longo dos últimos anos.