Chanceler grego pede prudência após vitória do 'não'

© REUTERS / Marko DjuricaManifestantes comemoraram em Atenas a vitória do "não" no referendo do último domingo
Manifestantes comemoraram em Atenas a vitória do não no referendo do último domingo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Grécia, Nikos Kotzias, disse nesta segunda-feira, em visita a Israel, que é preciso ter "prudência" depois da vitória do "não" no referendo do último domingo, sobre a possível submissão do país às exigências feitas pelos credores internacionais em troca de mais ajuda financeira.

"Nós devemos ser prudentes após essa vitória, nós devemos acalmar as coisas e continuar as negociações para chegar a um bom compromisso", afirmou Kotzias em entrevista a um canal de TV israelense, na qual se declarou surpreso com a ampla vitória do "não" nas urnas e excluiu a possibilidade de o seu país deixar a zona do euro, dizendo que "a Europa sem a Grécia seria uma piada". 

Moedas com bandeira da Grécia ao fundo - Sputnik Brasil
China e BRICS prontos para ajudar a Grécia

Primeiro ministro do novo governo grego (formado em janeiro) a visitar Israel, o chanceler da Grécia se encontrou nesta segunda-feira com o premier israelense, Benjamin Netanyahu, antes de se reunir com autoridades da Palestina. Mas o conteúdo exato das conversas não foi divulgado. 

O referendo realizado ontem na Grécia tinha como objetivo conhecer a opinião da população sobre as propostas feitas pelo FMI, pelo Banco Central Europeu e pela União Europeia para a concessão de mais empréstimos ao país, em troca da adoção de algumas medidas de austeridade, incluindo um aumento significativo nos impostos e cortes nas pensões. Após uma votação aparentemente tranquila, o acordo com os credores, nas condições propostas, foi rejeitado por 61,31% dos que compareceram ao pleito. 

Ao comemorar o resultado, o primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, disse que a resposta da população grega lhe daria mais forças para negociar com os credores internacionais, alterando "o diálogo existente com a Europa". 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала