“A Grécia foi cobaia de um experimento de austeridade que não deu certo… O dinheiro de vocês serviu para salvar os bancos, nunca chegou ao povo grego. O problema não está nestes últimos cinco meses, mas sim, nos últimos cinco anos”, afirmou Tsipras aos deputados europeus.
Ele prometeu apresentar até o próximo domingo, data limite estipulada para um consenso, um pacote de medidas aos credores internacionais que inclua a reestruturação da dívida grega. Caso o acordo não seja alcançado dentro do prazo, a Grécia deixará a Zona do Euro, o que vai gerar um forte impacto político e financeiro no bloco.
Tsipras comentou no Parlamento Europeu sobre o plano de resgate à economia do país feito em 2010. “O dinheiro de vocês serviu para salvar os bancos, nunca chegou ao povo grego. O problema não está nestes últimos cinco meses, mas sim, nos últimos cinco anos.”
No domingo (5), os gregos rejeitaram em referendo a última proposta feita pelos credores internacionais em troca de novos aportes financeiros para a Grécia.