Bielorrússia recebe status de observador junto à Organização de Cooperação de Xangai

© AP Photo / Alexander ZemlianichenkoPresidente da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko
Presidente da Bielorrússia, Aleksander Lukashenko - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira, durante um encontro com seu colega de pasta bielorrusso Aleksander Lukashenko, em Ufá, que a Bielorrússia recebeu o status de observador junto à Organização de Cooperação de Xangai (SCO).

Atualmente a SCO é formada pela Rússia, China, Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, e tem como observadores a Mongólia, Índia, Irã, Paquistão e Afeganistão. Nos últimos cinco anos, a Bielorrússia detinha o status de parceiro de diálogo.

Cúpulas do BRICS e OCX em Ufá - Sputnik Brasil
Cúpulas do BRICS e SCO já começaram
Na terça-feira (8), o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makey, declarou que seu país esperava elevar o status junto à SCO para observador e que a relativa decisão política poderia ser anunciada dentro de pouco tempo.

"Gostaria de dar meus parabéns pelo fato de o objetivo traçado para a Bielorrússia, e que buscou o nosso apoio, ter sido cumprido: o aumento do status da Bielorrússia na Organização de Cooperação de Xangai. Essa questão pode ser considerada como resolvida. Bielorrússia recebe o status de observador junto a essa renomada organização internacional" – disso Putin.

O presidente russo expressou ainda a certeza de que a participação de Minsk no trabalho da SCO "será benéfica tanto para a Bielorrússia, quanto para todos o membros dessa organização".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала