A cidade russa de Ufá sediará a partir de amanhã, 10 de julho, a reunião do Conselho de Chefes de Estado dos países-membros da Organização para Cooperação de Xangai (SCO). Espera-se que no encontro seja anunciado o início do processo de adesão da Índia e do Paquistão como novos membros permanentes desta organização.
Karimov acrescentou que o Uzbequistão, como país que presidirá no próximo ano, precisa saber quanto tempo vai levar o processo de adesão de novos países à organização.
O secretário de imprensa do presidente russo, Dmitry Peskov, disse na sexta-feira (10) aos jornalistas que os líderes da SCO vão finalizar uma posição comum sobre a adesão da Índia e do Paquistão à SCO.
“A discussão está decorrendo. Agora estão reunidos os chefes de Estado em formato estreito para formar uma posição comum. Isso não significa que o evento seja cerimonial – é uma reunião de trabalho em formato estreito. Vamos esperar por resultados”, disse Peskov, respondendo à pergunta se a declaração de Karimov pode afetar a adesão dos dois países.