Para os especialistas, a aprovação de uma nova estratégia de desenvolvimento tem uma forte importância estratégica. Nas suas palavras, o documento possui alguns pontos importantes que merecem ser destacados:
1. Com o objetivo de garantir a segurança, estabilidade e desenvolvimento na região é necessário definir com precisão os objetivos e as áreas de cooperação, reforçar a confiança mútua entre os países-membros da SCO.
2. Reforçar a cooperação pragmática (especialmente a multilateral) em assuntos como desenvolvimento e estabilização da situação econômica no país, capacidade de reação em condições de crise econômica etc. Essas questões dizem respeito, em menor ou maior grau, a todos os países-membros da SCO, mas especialmente à Rússia, Cazaquistão e outros países cuja economia depende da exportação de recursos energéticos. Levando em conta a atual situação econômica mundial, a abordagem desses problemas é particularmente importante.
3. Reforçar a cooperação no domínio humanitário, melhorar o entendimento mútuo e a interação entre povos dos países-membros da organização através do estudo de suas tradições e cultura. Criar dessa forma uma base social para futuras interações políticas e econômicas.
4. Desenvolver a cooperação com outras organizações regionais, completar-se mutuamente, buscar o desenvolvimento comum, unir os esforços para solucionar problemas regionais. Atrair inclusive investimentos para projetos de infraestrutura da SCO de organizações financeiras como o Banco Islâmico de Desenvolvimento, Banco Asiático de Desenvolvimento, Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento e outros.