Ex-ministro grego: Eurogrupo nunca quis negociar

© AP Photo / Petros GiannakourisYanis Varoufakis, então ministro da Economia grego, em conferência em Atenas, 19 de maio de 2015
Yanis Varoufakis, então ministro da Economia grego, em conferência em Atenas, 19 de maio de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Yanis Varoufakis afirma que os ministros de Economia da zona do euro nunca entraram genuinamente nas negociações para encontrar uma solução para a crise grega.

Bandeiras da Grécia e da União Europeia, Atenas, Grécia. - Sputnik Brasil
Zona do euro alcança acordo sobre a Grécia
Os ministros de Economia da zona do euro nunca entraram de fato nas negociações para encontrar uma solução para a crise grega, afirmou o ex-ministro de Economia da Grécia, Yanis Varoufakis, ao New Statesman nesta segunda-feira, em sua primeira entrevista desde pedir demissão.

“As negociações levaram eras porque o outro lado estava se recusando a negociar. Eles insistiam em um ‘acordo abrangente’, que significava que queriam falar sobre tudo. Minha interpretação é que quando você quer falar sobre tudo, você não quer falar sobre nada. Mas concordamos com isso. E olhe, não havia posições sobre nada apresentadas por eles”, disse Varoufakis.

O ex-ministro grego disse também que as propostas apresentadas pelo Eurogrupo eram “absolutamente impossíveis”, “totalmente inviáveis” e “tóxicas.”

Chanceler da Alemanha Angela Merkel - Sputnik Brasil
Mídia alemã acusa Merkel de hipocrisia em relação à Grécia
“Eles atrasaram e depois apareceram com o tipo de proposta que você apresenta para o outro lado quando não quer um acordo”, avaliou Varoufakis.

Segundo Varoufakis, o ministro da Economia da Alemanha, Wolfgang Schauble chegaria, se possível, ao ponto de impedir processos democráticos em países endividados.

O ex-ministro grego pediu demissão de forma surpreendente no dia 6 de julho, um dia depois do referendo em que o povo grego disse “não” às medidas de austeridade propostas pelos principais credores do país. Varoufakis justificou sua demissão afirmando ter chegado a seu conhecimento a informação de que certos participantes do Eurogrupo preferiam sua “ausência” nas reuniões.

Varoufakis foi substituído por Euclides Tsakalotos, que até então chefiava o time grego nas negociações com os credores. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала