Ao comentar o acordo nuclear com Irã, Rice disse que o urânio “poderá ser enviado para um terceiro país, por exemplo para a Rússia”. Segundo ela, “esse seria um dos destinos mais prováveis”. “Rússia possui materiais atômicos próprios, que são armazenados de modo devido e, por isso, não temos preocupações quanto a isso”, revelou a funcionária da Casa Branca em entrevista à agência Reuters.
Rice destacou que a “Rússia se conduz de modo responsável quando se trata de armazenar materiais do tipo e ela demonstrou isso por décadas”.
A conselheira do presidente americano disse que, no âmbito do acordo nuclear, as centrífugas nucleares iranianas serão desmontadas. “No momento o Irã possui 19 mil centrífuga. No âmbito do acordo, só sobrarão 6 mil. O resto será armazenado e controlado pela AIEA”, disse ela.
Irã e o “sexteto” de negociadores internacionais, na noite de 14 de julho, celebraram um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano. O acordo contempla um plano de ações conjunto, cuja realização retira as sanções econômicas e financeiras impostas pela ONU, EUA e UE contra o Irã.