Autor do atentado na Turquia era jihadista recém-convertido

© AP Photo / Emrah GurelPolicial turco patrulha uma rua perto do local da explosão da segunda-feira, em Suruc
Policial turco patrulha uma rua perto do local da explosão da segunda-feira, em Suruc - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um jovem turco de 22 anos foi o autor do atentado que matou 32 pessoas e feriu pelo menos uma centena na cidade turca de Suruc, na segunda-feira, informam as autoridades da Turquia.

“Baseando-nos nas análises genéticas praticadas, nós confirmamos que o autor do ataque é um homem de 20 anos, oriundo de Adiyaman [cidade no Sudeste da Turquia]”, disse uma fonte anônima, citada pela mídia europeia.

Segundo a mídia turca, o autor do massacre, conhecido pelas iniciais S.A.A., tinha se tornado membro do Estado Islâmico só recentemente, dois meses há.

Combatentes do Estado Islâmico (EI). - Sputnik Brasil
Ex-funcionário do Pentágono responsabiliza EUA por crescimento do Estado Islâmico
Anteriormente, tratava-se de uma menina de 18 anos que teria se explodido em um café na frente do centro cultural Amara, onde estava prevista a reunião de um grupo de voluntários para a restauração de Kobane, cidade síria destruída pelo Estado Islâmico, grupo proibido pela Federação da Rússia por ser uma organização terrorista.

Kobane é situada na parte curda da Síria, e os voluntários são defendem também a causa curda na Turquia.

O movimento curdo na Turquia tem feito duras críticas ao governo de Istambul por inação na investigação e prevenção de atentados cujo alvo são ativistas curdos.

Por sua parte, o Estado Islâmico considera os curdos como inimigos, devido a discrepâncias religiosas.

No entanto, o governo da Turquia bloqueou, nesta quarta-feira (22), o acesso à rede social Twitter para evitar a difusão incontrolada de fotos e de vídeos do atentado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала