A Rússia decidiu estender o seu embargo alimentar de um ano, introduzido em agosto de 2014 em resposta às sanções ocidentais antirrussas, no final do mês passado. Mas o país tem destacado com frequência a ineficiência das medidas impostas pelo Ocidente, afirmando que são contraproducentes e ferem tanto os alvos como aqueles que as adotam.
Como vocês provavelmente sabem, nós somos atualmente proativos em promover a substituição de importações na indústria alimentícia e no desenvolvimento da produção doméstica de alimentos. A Rússia é um país enorme, tem um imenso setor agrícola. Então, nós podemos atender às nossas necessidades em termos de alimentos. A agricultura opera em ciclos de um ano, o que permite aos produtores fazer planos para um período mais longo. Essa é a única razão por trás dessa decisão.
O prolongamento do embargo russo foi anunciado pouco depois que os Estados Unidos e a União Europeia informaram que iriam estender as sanções econômicas contra a Rússia, ainda alegando como razão para isso o suposto envolvimento de Moscou na crise ucraniana.