Thierry Mariani, líder da delegação de deputados franceses que visitou, na semana passada, a Crimeia, disse à rádio France Info que pensa fazer outra viagem à Rússia “muito em breve, em outubro”.
Perguntado pela composição da sua delegação, ele afirmou que tinha representantes de vários partidos. Na futura nova visita, outros políticos do parlamento francês terão a oportunidade de conhecer o país.
O ministro das Relações exteriores da França, Laurent Fabius, tem criticado a visita à península “anexada pela Rússia”, e até chegou a qualificá-la de “violação” do direito internacional. Porém, o deputado Thierry Mariani considera que tal visão é errada:
“Em todo o caso, eu sei que há uma coisa que eu não violei com a minha viagem à Crimeia, e esta coisa é a História. A História afirma que a Crimeia sempre foi russa. A História afirma que a população [da Crimeia] sempre se sentiu russa”.
A delegação liderada por Mariani chegou à Crimeia na quarta-feira passada. A delegação visitou as cidades de Simferopol, Yalta e Sevastopol. Terminaram a sua visita no sábado, em Moscou.