A disputa vem ganhando popularidade mundial desde que começou. Em 2013, apenas Rússia, Bielorrússia, Armênia e Cazaquistão enviaram equipes para Alabino. No ano passado, o Biatlo de Tanques contou com 12 países. Ambas as edições foram vencidas pela Rússia. A próxima competição terá desafios dos militares ainda mais difíceis, com a inserção de novos obstáculos, além de possuir um percurso mais duro para as quatro fases.
“A pista tornou-se mais complicada, porque os operadores de tanques e infantaria motorizada aumentaram seu treinamento de combate desde o biatlo do ano passado. Este ano nós adicionamos operações em água e aumento dos requisitos que precisam ser cumpridos para atingir as metas do curso”, explicou Evgeniy Poplavsky, que supervisiona a preparação para a batalha.
A fim de assegurar uma concorrência leal, os organizadores forneceram um tanque russo T-72b-3 para todos os concorrentes. A equipe chinesa, porém, levou seu próprio tanque T-96A, uma variante do veículo da Rússia.
“Nós mudamos a nossa tecnologia um pouco, e aumentou o nosso nível de preparação em comparação com o ano passado. A principal coisa para nós, porém, não é vitória, mas o trabalho em equipe com outros países, particularmente com os nossos colegas russos”, afirmou um porta-voz para a equipe chinesa.
O chefe da delegação de Angola informou a LifeNews a sua intenção de competir seriamente no concurso deste ano.
“A equipa angolana está pronta para os desafios. Faremos o possível para competir como iguais. A participação do ano passado foi um bom aprendizado. Desta vez, nós estamos indo para disputar o primeiro lugar”, disse o líder da delegação angolana.
Os competidores do Biatlo de Tanques foram organizados em quatro grupos. As equipes de Venezuela, Nicarágua, Sérvia e Tadjiquistão serão as primeiras começarem o percurso. Rússia, Angola e Mongólia virão a seguir. O terceiro é composto por China, Índia e Armênia, com Quirguistão, Kuwait e Cazaquistão fechando a disputa.
O Biatlo de Tanque faz parte de uma série de eventos que compreendem Jogos Internacionais de Exército, competição de três semanas que começará no dia 1º de Agosto com os melhores combatentes das forças armadas de 14 países. Eles se reunirão em dez sedes na Rússia para disputas de paraquedismo, pilotagem a baixa altitude, capacidade de transporte de equipamentos com obstáculos na água, entre outras.