EUA e Turquia criarão zona livre do Estado Islâmico na fronteira síria

© REUTERS / Murad SezerFronteira entre Turquia e Síria
Fronteira entre Turquia e Síria - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os Estados Unidos e a Turquia concordaram em criar uma área completamente livre do Estado Islâmico na fronteira turco-síria. A informação foi divulgada por um oficial de alto cargo dos EUA.

"O objetivo é estabelecer uma zona livre do Estado Islâmico para garantir a segurança e a estabilidade ao longo da fronteira entre a Turquia e a Síria", afirmou a fonte.

Polícia de Istambul faz guarda em frente ao Palácio da Justiça da cidade . - Sputnik Brasil
Turquia está em estado de alerta para risco de atentados terroristas
O parlamento turco, por sua vez, anunciou que vai realizar uma reunião extraordinária para abordar a operação militar contra os rebeldes curdos e o Estado Islâmico.

O presidente do parlamento, Ismet Yilmaz, entrou em contato com os quatro principais partidos turcos oferecendo-lhes a realização da reunião na próxima quarta-feira (29).

Há poucos dias o primeiro-ministro Ahmet Davutoglu disse que a polícia turca prendeu 590 pessoas, incluindo pelo menos 37 estrangeiros suspeitos de ligações com grupos terroristas.

Jato da Força Aérea da Turquia - Sputnik Brasil
Turquia volta a bombardear áreas controladas pelo Estado Islâmico na Síria
A situação na Turquia se agravou bruscamente durante a última semana após o ataque terrorista realizado pelo grupo Estado Islâmico na fronteira com a Síria e vários assassinatos de policiais em províncias no sudeste do país, reivindicados pelo Partido dos Trabalhadores do Curdistão.

As agências de segurança na Turquia desde a última sexta-feira realizam uma operação contra os militantes do Estado Islâmico (EI) e o Partido dos Trabalhadores do Curdistão em 34 províncias e até o momento já prendeu mais de 800 pessoas.

Os jihadistas do Estado Islâmico controlam vastas áreas do Iraque e Síria, com uma área total de até 90.000 quilômetros quadrados, tentando estender sua influência para o Norte da África e, particularmente, para a Líbia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала