O presidente Poroshenko anunciou estas mudanças durante a reunião de segunda-feira (27) com representantes dos chamados grupos voluntários de assalto do Ministério da Defesa. A agência noticiosa ucraniana Unian informou que Poroshenko vê a necessidade de introdução de novas patentes, referidas por ele como conformes às “tradições ucranianas”:
“Durante a nossa discussão, gostei muito da iniciativa de nos afastarmos /da estrutura/do exército soviético. Temos que introduzir nossas próprias tradições ucranianas, inclusive novas patentes. Por isso a substituição de ‘subtenente’ por ‘porta-bandeira’ corresponde plenamente às tradições ucranianas e à estrutura de hierarquia militar dos países da OTAN.”
Além disso, ele ressaltou a necessidade de substituir “coronéis” por “generais de brigada”.
"Acho que os comandantes de brigada ucranianos mereciam há muito passar de coronéis a generais de brigada. Peço que apresentem as propostas correspondentes para introduzir emendas na legislação ucraniana."
Нова форма Збройних Сил України #ЗСУ #РеформаАрмії pic.twitter.com/OBvCxJ3aId
— Петро Порошенко (@poroshenko) 27 июля 2015
Enquanto isso, a administração presidencial publicou na sua página no Twitter os novos modelos de uniforme apresentados pelo Ministério da Defesa da Ucrânia ao presidente.
У Міноборони представили нову форму ЗСУ pic.twitter.com/4V2eI8mj9y
— APU (@APUkraine) 27 июля 2015
Lembramos que, desde 20 de julho, os EUA estão realizando exercícios militares conjuntos da OTAN e da Ucrânia na região de Lvov. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que os treinamentos são uma ameaça para a paz no sudeste ucraniano.
Lembramos que, nos finais de 2014, a Suprema Rada (parlamento) da Ucrânia renunciou ao status de não alinhamento, que proibia a adesão do país a blocos militares, ou seja, Kiev abriu oficialmente caminho para a entrada na OTAN.