Nas suas palavras, os exercícios, "organizados a convite do governo da Ucrânia", terão lugar "próximo à fronteira da Polônia" e serão "análogos aos exercícios da Guarda Nacional ucraniana que haviam sido anunciados em março deste ano" pelos EUA.
Toner frisou, no entanto, que dessa vez o treinamento será feito também com militares ucranianos, e não apenas com a Guarda Nacional do país, sendo parte de uma cooperação de longo prazo entre os EUA e a Ucrânia.
Ele acrescentou ainda que o volume de ajuda prestado por Washington à Ucrânia nesse sentido, no decorrer do último ano, é avaliado em 244 milhões de dólares.
Anteriormente, o presidente da Ucrânia Pyotr Poroshenko havia declarado ao comandante geral das forças da OTAN na Europa, Philip Breedlove, que a Ucrânia estava interessada na ampliação de programas de treinamentos conjuntos com a aliança.
Na segunda-feira, 20, os EUA iniciaram exercícios militares conjuntos da OTAN e da Ucrânia na região de Lvov. O Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que os treinamentos são uma ameaça para possibilidade de paz no sudeste da ucraniano.