O pré-candidato do Partido Republicano disse que os imigrantes sem documentos regressariam aos EUA através de um "processo acelerado". Ele acrescentou que estes indivíduos seriam autorizados a viver no país legalmente, mas não como cidadãos.
Ainda que os comentários sobre a questão migratória tenham tomado o centro da campanha presidencial de Trump, a agência CNN enfatizou ironicamente em um artigo que as declarações feitas pelo candidato ao canal "constituem sua mais detalhada explicação do que fará com os mais de 11 milhões de imigrantes que vivem nos EUA ilegalmente".
Trump jamais especificou como localizaria, deteria e deportaria milhões de imigrantes ilegais. No entanto, na mesma entrevista ele disse que essa tarefa seria impossível para os líderes políticos, mas seria relativamente fácil para um bilionário como ele.
"Os políticos não vão encontrá-los porque eles não têm nem ideia [de como]. Nós vamos encontrá-los e tirá-los", disse Trump. "É possível se você sabe como lidar com isso. Os políticos não sabem", acrescentou.