- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Rio 2016 terá o maior esquema de segurança da história das Olimpíadas

© AFP 2023 / YASUYOSHI CHIBA  / Acessar o banco de imagensAnéis olímpicos dos Jogos de 2016, no Parque Madureira
Anéis olímpicos dos Jogos de 2016, no Parque Madureira - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Rio de Janeiro destacará mais que o dobro de agentes de segurança para os Jogos Olímpicos do ano que vem em relação aos empregados em Londres, em 2012. Segundo as autoridades locais, serão ao todo 85 mil homens em serviço, o que configurará o maior contingente já empregado em uma edição das Olimpíadas.

Presidenta Dilma Rousseff durante comemoração do Dia Olímpico - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
No Dia Olímpico, Rio apresenta a Dilma Rousseff um balanço da preparação dos Jogos 2016
Em coletiva de imprensa na cidade-sede, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Passos Rodriguez, explicou que o esquema montado pelo governo federal, ao custo de R$ 1,5 bilhão, contará com 47 mil agentes das polícias Civil e Militar, Polícia Federal e Defesa Civil e 38 mil das Forças Armadas.

A título de comparação, o contingente utilizado na capital inglesa há três anos foi de apenas 40 mil homens. Entretanto, de acordo com Passos, a mobilização carioca, que representará a maior operação integrada da história do Brasil em tempos de paz, não é motivada pelas altas taxas de criminalidade do Rio, é apenas uma medida mais adequada à grandiosidade do evento. Como os Jogos Olímpicos, ao contrário da Copa do Mundo, serão concentrados praticamente em uma única cidade, a resposta das autoridades precisa ser "intensa", afirmou o secretário. 

Apesar dos questionamentos da imprensa internacional sobre a experiência brasileira na luta contra grupos terroristas, o diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Saulo Moura, afirmou que agentes federais e do serviço de inteligência do Brasil já realizam monitoramento permanente para prevenir esse tipo de ação no país e que, além disso, os Jogos do Rio também contarão com um centro especial antiterrorismo, onde trabalharão especialistas de diversas partes do mundo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала