Conflito entre indianos e paquistaneses deixa quatro mortos na Caxemira

© AP Photo / Dar YasinCaxemira. Manifestantes paquistaneses entrarem em conflito com a guarda de fronteira da Índia em meados do mês de julho, em Srinagar
Caxemira. Manifestantes paquistaneses entrarem em conflito com a guarda de fronteira da Índia em meados do mês de julho, em Srinagar - Sputnik Brasil
Nos siga no
Quatro civis foram mortos nesta terça-feira durante uma troca de tiros entre militares da Índia e do Paquistão ao longo da fronteira, no sul da região da Caxemira, disputada pelos dois países.

A SCO ratificou na sexta-feira (10) uma resolução sobre o início dos procedimentos de expansão do grupo, abrindo a possibilidade de adesão plena da Índia e do Paquistão ao bloco - Sputnik Brasil
Rússia e China tentarão aproximar Índia e Paquistão
Do lado dos paquistaneses, três pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas em razão dos "tiros e bombardeios injustificados dos indianos contra a população civil" segundo um comunicado do exército do Paquistão. Já entre os indianos, apenas uma morte foi registrada pelas autoridades.

"Um jovem foi morto em razão dos bombardeios. Nós pedimos aos habitantes da região para ficarem em casa", declarou à imprensa estrangeira o inspetor de polícia indiano Danesh Rana, acrescentando que a vítima teria sido atingida por um morteiro.

O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão afirmou por meio de nota que Islamabad protestou formalmente contra Nova Deli por conta dessa nova violação do regime de cessar-fogo na Caxemira. Mas um representante da guarda de fronteira indiana afirmou, sob condição de anonimato, que os militares indianos foram forçados a atirar após observarem movimentos altamente suspeitos no local e ouvir disparos. 

"Foi uma tentativa de infiltração. O lado paquistanês disparou rapidamente com armas pesadas e os indianos retaliaram", disse a fonte. 

Apesar da assinatura de um cessar-fogo em 2003, a Caxemira segue sendo palco de grandes tensões entre os dois países. Em meados do mês passado, pelo menos cinco civis e dois soldados foram mortos durante uma nova onda de hostilidades na região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала