Submarino russo lançará míssil balístico Bulavá

© Foto / Courtesy of Northern Fleet press serviceLançamento de um míssil Bulavá.
Lançamento de um míssil Bulavá. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um míssil balístico Bulavá será lançado por um submarino nuclear estratégico da Rússia até o final do ano. A informação foi passada à RIA Novosti por uma fonte de alta patente da Marinha russa e divulgada nesta quarta-feira (5).

“A data exata do lançamento do míssil ainda não foi determinada, mas isso vai acontecer até o final do ano a partir do submarino Vlamimir Monomakh”, afirmou a fonte.

Submarino da classe Varshavyanka - Sputnik Brasil
Mídia: Rússia lança o submarino mais silencioso do mundo
Esta embarcação da classe Borey, a espinha dorsal das forças nucleares navais da Rússia, é equipada com 16 mísseis balísticos Bulavá, que pode transportar até 10 ogivas nucleares e tem um alcance de até 10 mil quilômetros (6.200 milhas).

Em dezembro de 2014, o presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou a importância de manter as capacidades de dissuasão nuclear do país, devido ao número crescente de desafios de segurança.

A Marinha russa opera três submarinos da classe Borey, o Yury Dolgoruky, o Aleksandr Nevsky e o Vladimir Monomakh. Este último entrou em operação na Marinha russa em dezembro de 2014.

O objetivo da Marinha russa é contar com um total de oito submarinos da classe Borey com mísseis balísticos até 2020. De acordo com o diretor-geral do Rubin Central Design Bureau for Marine Engineering, Igor Vilnit, estas embarcações deverão ficar em serviço por 30 anos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала