"A situação [nas relações bilaterais russo-polonesas] é realmente difícil. Polônia não quer manter relações ruins com nenhum de seus vizinhos, e nunca buscará isso deliberadamente" – disse Duda à Agência de Notícias Polonesa, respondendo a pergunta sobre as perspectivas das relações do país com a Rússia.
O novo presidente da Polônia Andrzej Duda assumirá o cargo na quinta-feira, 6, durante uma reunião comum entre ambas as câmaras do parlamento polonês. Em 24 de maio Duda venceu as eleições em segundo turno contra o presidente Bronislaw Komorowski, com 51,55% dos votos.
Especialistas consideram que a vitória de Duda pode facilitar o retorno do líder e fundador de seu partido, Jarosław Kaczyński, que foi primeiro-ministro do país entre os anos de 2006 e 2007. A cinco meses das eleições parlamentares, outros acreditam que pode funcionar também como um alerta para a atual premier, Ewa Kopacz, líder da Plataforma Cívica, dadas as divergências entre os dois grandes partidos da direita polonesa.