O escolhido substituirá o italiano Fabio Capello, que deixou o comando da equipe em julho depois de classificar a Rússia para a Copa do Mundo de 2014, sendo o técnico de seleção mais bem pago do mundo. No entanto, os últimos resultados não estavam correspondendo aos altos salários.
Atualmente, a Rússia ocupa a terceira posição do Grupo G das eliminatórias da Eurocopa, atrás de Áustria e Suécia. O próximo trinador da seleção russa terá quatro jogos pela frente para colocar a equipe entre os dois primeiros colocados e conseguir a classificação direta para a fase final do campeonato europeu, que acontecerá na França em 2016. O terceiro lugar aguardará uma possível vaga na repescagem.
Leonid Slutsky, de 44 anos, favorito para o cargo segundo a imprensa russa, é treinador do CSKA desde 2009. Neste período, conquistou duas vezes a Premier League da Rússia, além de duas Supercopas da Rússia e duas Copas da Rússia. A carreira de treinador começou no ano 2000, no Olimpia Volgogrado, sua cidade natal.
Antes, Slutsky havia sido goleiro, mas as atuações pelo Zvevda Gorodishche foram interrompidas precocemente, com apenas 19 anos, ao cair de uma árvore tentando resgatar o gato de um vizinho.