“É um dia para não ser comemorado – é uma dia para ser lembrado. E nesse se criar um grande debate para mostrar como é que anda o nosso futebol”..
“Então essa data [8 de julho] – o Dia do Gol da Alemanha ficou marcada na historia do futebol brasileiro como a maior tragédia do futebol brasileiro, maior do que no Maracanã em 1950 [quando o Brasil foi derrotado pelo Uruguai no final da Copa do Mundo]”
O vereador confessa que chegou-lhe a ideia de criar uma discussão geral sobre os problemas e as perspectivas do futebol brasileiro.
Não será um dia de piadas, ressalta o vereador. Tocando no tema de piadas, podemos lembrar a faixa que apareceu na Granja Comary (base da seleção) no dia seguinte após a derrota com a inscrição:
“Nem a Volks faz 5 gols em 30 minutos”, numa referência à sequência de gols feitos pela Alemanha no primeiro tempo e em alusão ao automóvel Gol, carro popular fabricado pela montadora alemã Volkswagen no Brasil.
“Alguma coisa deve ser feita”, opina Silva. Mas como?
“Reunir dirigentes ligados e criar no plenário da Câmara [de Campinas] um grande debate, uma grande discussão. E dai como se fosse num fórum, tirar uma carta aberta e remeter essa carta ao Ministério do Esporte, à CBF, às autoridades que poderiam tomar providências com relação ao nosso futebol que virou realmente uma tragédia”, opina o vereador.
“Não tem nada haver com feriado”, explica Silva.
“Precisa mudar toda a estrutura de futebol… Tem tanta coisa que precisa ser mudada no futebol… O futebol hoje não é feito mais para as pessoas, não é feito mais para torcedor”, disse Silva respondendo á pergunta sobre as medidas que podem ser adotadas para evitar tais derrotas no futuro.
“Neymar é o único craque que nós temos no Brasil hoje”, lamenta Jota Silva.
Curiosamente os torcedores russos entendem bem os sentimentos dos fãs brasileiros. Em 2004, dez anos atrás do Mineiraço a seleção russa foi derrotada com o mesmo resultado (7:1) por Portugal nas qualificativas para a Copa do Mundo da Alemanha. O mais interessante é que a seleção portuguesa foi na altura treinada por Luiz Felipe Scolari que após esta vitória provavelmente nunca podia pensar que como técnico da seleção brasileira irá perder aos alemães com tal resultado.
Em 8 de julho 2014 no estádio Mineirão a seleção brasileira perdeu 7:1 no semifinal da Copa do Mundo face à Alemanha.