No entanto, ele destaca que os problemas continuam acontecendo e que os passageiros ainda precisam recorrer ao judiciário para defenderem seus direitos. Santini explica que os principais aeroportos do país, como Guarulhos, Galeão e Brasília, possuem Juizados Especiais Cíveis que atendem tanto os brasileiros como os estrangeiros.
O advogado conta que são deficitários itens como o conforto na sala de embarque e desembarque, a limpeza e a restituição das malas. Sobre os aeroportos do Rio de Janeiro, ele destaca a quantidade de furtos de bagagem. “A Polícia Civil do estado está agindo e prendeu várias quadrilhas que atuavam dentro do aeroporto, inclusive contando com funcionários.”
Segundo a avaliação divulgada pela Secretaria de Aviação Civil, o aeroporto de Curitiba é o melhor do Brasil. Recife ficou na segunda posição, com Campinas em terceiro. Os terminais do Rio de Janeiro, Galeão e Santos Dumont, acabaram respectivamente na nona e na 11ª posição. Os que atendem a capital de São Paulo, Congonhas e Guarulhos, terminaram em sétimo e em 13º, pela ordem.