Egito inaugura segunda via do canal de Suez para impulsionar economia

© REUTERS / Mohamed Abd El GhanyShips are seen crossing through the New Suez Canal, Ismailia, Egypt, July 29, 2015
Ships are seen crossing through the New Suez Canal, Ismailia, Egypt, July 29, 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Foi inaugurada nesta quinta-feira (6) pelo presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi a segunda via do canal de Suez para estimular a economia do país.

A cerimônia contou com a participação do primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, e o presidente da França, François Hollande, assim como representantes de Estados africanos e árabes. 

A cidade de Ismailia saúda os ferrys com um Bem-vindo ao Egito no canal de Suez. Foto de 13 de junho de 2015 - Sputnik Brasil
Nova via do canal de Suez terá infraestrutura sofisticada e mostra que Egito “pode tudo”
Os contratos do governo egípcio com empresas internacionais no trabalho de construção de uma segunda via do Canal de Suez foram assinados em Outubro de 2014. O projeto é considerado como a principal medida do presidente Abdel Fattah al-Sisi para restaurar a economia nacional, que se encontra em uma situação difícil por causa da instabilidade política nos últimos anos.

O empreendimento inclui a abertura de uma nova via de duplicação, ao longo de 35 km, e o alargamento e aprofundamento de um trecho de mais 37 quilômetros.

O diretor da empresa gestora do projeto, Mohab Mamish, destacou o potencial econômico da segunda via do canal de Suez: 

“A segunda via do canal permite reduzir o tempo de passagem de navios de 18 horas para 10. A profundidade aumentada do canal facilita também a passagem de navios grandes. Graças a tudo isso, 98 navios poderão passar pelo canal cada dia, em vez de 47 atuais”, disse ele. 

Mamish explica que, em 2023, o ingresso que o canal dará ao Egito crescerá dos 5,3 bilhões de dólares atuais para 13,2 bilhões de dólares.

As autoridades do Egito planejam também construir seis túneis debaixo do canal e criar uma zona industrial situada às suas beiras.

O canal de Suez foi inaugurado pela primeira vez em 1869, na época do governo de Said Pasha, unindo os mares Vermelho e Mediterrâneo e fazendo, consequentemente, o Egito um ponto importantíssimo do comércio mundial.

 

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала