- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Comércio dos BRICS aumentou 70% desde 2009, diz Zuma

© AP Photo / Ivan SekretarevFrom left in front row: Russian President Vladimir Putin, Indian Prime Minister Narendra Modi, Brazilian President Dilma Rousseff, Chinese President Xi Jinping walk for a plenary session during the summit in Ufa, Russia, Thursday, July 9, 2015
From left in front row: Russian President Vladimir Putin, Indian Prime Minister Narendra Modi, Brazilian President Dilma Rousseff, Chinese President Xi Jinping walk for a plenary session during the summit in Ufa, Russia, Thursday, July 9, 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comércio entre os países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) cresceu 70% desde o momento da criação do grupo em 2009. A declaração é do presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Logo da cimeira BRICS em Ufá - Sputnik Brasil
“Mídia internacional se articula para desacreditar os BRICS”
"A cúpula também reafirmou a importância dos BRICS na arena global. BRICS apresenta um PIB conjunto superior a 32 trilhões de dólares. Isto marca um crescimento de 60% desde a formação do agrupamento", disse o chefe de Estado sul-africano nesta quinta-feira, citado pela mídia local.  

O grupo BRICS é responsável por quase 30% do PIB mundial e produz um terço dos produtos industriais do mundo e a metade dos produtos agrícolas. O presidente da África do Sul acrescentou que países BRICS também atraíram 20,5% do investimento direto global em 2014. 

"Estamos prontos para expandir a nossa cooperação econômica com estes parceiros em áreas-chave, tais como a produção de alimentos, geração de energia, a indústria petroquímica, mineração, turismo, energia renovável e nuclear, comércio, transporte, comunicações e treinamento", disse Zuma.

O presidente disse que a realização fundamental da Cúpula dos BRICS foi a entrada em vigor das instituições financeiras BRICS, ou seja, o Novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS. O Banco já foi formalmente inaugurado em Xangai.

"A próxima iniciativa interessante é a criação do Centro Regional Africano do Banco em Joanesburgo", disse o presidente. Ele acrescentou que os grandes bancos mundiais veem o banco BRICS como um fator adicional importante nas transações financeiras globais.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала