O grupo BRICS é responsável por quase 30% do PIB mundial e produz um terço dos produtos industriais do mundo e a metade dos produtos agrícolas. O presidente da África do Sul acrescentou que países BRICS também atraíram 20,5% do investimento direto global em 2014.
"Estamos prontos para expandir a nossa cooperação econômica com estes parceiros em áreas-chave, tais como a produção de alimentos, geração de energia, a indústria petroquímica, mineração, turismo, energia renovável e nuclear, comércio, transporte, comunicações e treinamento", disse Zuma.
O presidente disse que a realização fundamental da Cúpula dos BRICS foi a entrada em vigor das instituições financeiras BRICS, ou seja, o Novo Banco de Desenvolvimento e o Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS. O Banco já foi formalmente inaugurado em Xangai.
"A próxima iniciativa interessante é a criação do Centro Regional Africano do Banco em Joanesburgo", disse o presidente. Ele acrescentou que os grandes bancos mundiais veem o banco BRICS como um fator adicional importante nas transações financeiras globais.