Yatsenyuk: fim do confronto em Donbass está muito longe

© REUTERS / Yuri GripasUkrainian Prime Minister Arseniy Yatsenyuk speaks at the U.S.-Ukraine Business Forum in Washington July 13, 2015.
Ukrainian Prime Minister Arseniy Yatsenyuk speaks at the U.S.-Ukraine Business Forum in Washington July 13, 2015. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O fim do conflito em Donbass ainda está muito longe, segundo declarou nesta sexta-feira o primeiro-ministro da Ucrânia, Arseny Yatsenyuk.

Pyotr Poroshenko, presidente da Ucrânia - Sputnik Brasil
Maioria ucraniana está insatisfeita com Poroshenko e Yatsenyuk
“Lamentavelmente, a guerra não terminou e ainda falta muito para que a paz reine na Ucrânia, já que a Rússia não deseja cumprir os acordos de Minsk”, afirmou Yatsenyuk durante um encontro com voluntários em Kiev.

Segundo o primeiro-ministro ucraniano, “o caminho para a paz só é possível por meio de um Exército forte, uma Guarda Nacional forte e tropas ucranianas fortes que defendam a Ucrânia.”

Anteriormente, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, comentando as declarações sobre a suposta presença de militares russos em Donbass, afirmou que as acusações vazias não eram novidade e nunca havia feitos concretos depois delas. Segundo suas palavras, Kiev é quem não cumpre os acordos de Minsk e evita contato com os representantes de Donbass.

Francois Hollande (D), presidente da França, dá as boas vindas a Arseny Yatsenyuk, primeiro ministro da Ucrânia - Sputnik Brasil
Yatsenyuk: "Encerraremos o genocídio quando Putin se retirar"
Kiev iniciou, em abril de 2014, uma operação militar contra as forças da região de Donbas, que  se opuseram ao golpe de Estado em Kiev em fevereiro do ano passado. De acordo com os dados da ONU, o conflito já causou mais de 6.800 mortes e deixou 17.100 feridos.

Atualmente, está em vigor um cessar-fogo na região, negociado por representantes da Rússia, da Ucrânia e da OSCE, adotado em 12 de fevereiro, em Minsk. No entanto, ambos os lados do conflito relatam constantes violações da trégua.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала