Isto foi afirmado pelo presidente russo Vladimir Putin em uma reunião com a presidente do Banco Central, Elvira Nabiullina.
"É evidente que é necessário criar a nossa própria agência de classificação de risco de crédito", disse Vladimir Putin.
"Eu me lembro da nossa discussão com os chefes anteriores da Comissão Europeia, quando eles se preocupavam com as ações dos nossos parceiros americanos. Muitas das estimativas, que são internacionais, de fato são estadunidenses, não são objetivas. Lembro-me muito bem da sua indignação sobre esta questão. Já naquela altura eles queriam criar suas próprias agências de classificação de risco de crédito adicionais, independentes. A Rússia também deve pensar sobre isso", disse Putin.
O presidente russo ressaltou que este "deve ser órgão verdadeiramente independente que irá obter a confiança de todos os participantes do mercado".
Por sua parte, a presidente do Banco Central observou que o trabalho é feito, acima de tudo, para reduzir a dependência dos riscos externos.
"A parte de cada membro será inferior a cinco por cento para termos a confiança de que não é alguém "grande" que define as atividades da agência e será aberta à participação de muitos investidores", disse.
Ela também esclareceu que os participantes do mercado planejam estabelecer esta agência até o final de 2015.