Letônia pretende construir muro na fronteira com a Rússia

© AP Photo / Roman KoksarovPopulação carrega bandeiras da Letônia em Riga
População carrega bandeiras da Letônia em Riga - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Letônia pretende reforçar a sua fronteira com a Rússia para reduzir o fluxo de imigrantes ilegais. A informação foi divulgada pelo ministro do Interior letão, Rihards Kozlovskis, citado pela mídia polonesa.

Members of US Army’s 2nd Cavalry Regiment ride on an armored vehicle during the ''Dragoon Ride'' military exercise in Salociai some 178 kms (110 miles) north of the capital Vilnius, Lithuania, Monday, March 23, 2015 - Sputnik Brasil
EUA pretendem implantar armas pesadas na Letônia
"Quatro anos e 17 milhões de euros – é o que a Letônia precisa para dissociar-se Rússia com um muro", afirmou o ministro. Segundo ele, este montante deve ser levado em conta nos trabalhos sobre o novo orçamento.

O ministro do Interior letão citou o crescente fluxo de imigrantes ilegais provenientes da Ásia Central e do Oriente Médio como justificativas para medida de reforçar a fronteira com a Rússia.

Marcha dos veteranos da SS em Riga em 2013 - Sputnik Brasil
Moscou: Letônia faz vista grossa ao nacionalismo fascista
Com a violenta escalada da crise ucraniana e, principalmente, após a reintegração da Crimeia à Federação Russa, a relação entre Moscou e Riga se deteriorou de forma significativa. Em particular, a Letônia criou uma lista negra de cidadãos russos proibindo sua entrada no país. A Rússia, por sua vez, adotou o embargo a certos produtos da Letônia. Como resultado da bipolarização consequente do conflito ucraniano, têm sido constantes as manifestações anti-russas em alguns países alinhados ao Ocidente. 

Além disso, os Estados Unidos anunciaram recentemente que vão começar a implantar equipamentos militares pesados na Letônia no outono de 2015 (primavera do hemisfério sul). 

As manobras da Aliança ocidental, cada vez mais vultosas e próximas às fronteiras russas, são denunciadas por Moscou como provocativas e contraproducentes para a paz e a estabilidade da região.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала