Poroshenko convoca reunião urgente com "Quarteto da Normandia"

© AFP 2023 / CLEMENS BILANTermina em Berlim o encontro dos representantes do “quarteto de Normandia”
Termina em Berlim o encontro dos representantes do “quarteto de Normandia” - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, instruiu o ministro das relações exteriores, Pavel Klimkin, a realizar conversações sobre os eventos no conflito da região de Donbass, no leste ucraniano.

Militar ucraniano dispara de lançador de granadas em Donetsk - Sputnik Brasil
Militares ucranianos bombardeiam Donetsk 32 vezes em 24 horas
Em um anúncio em sua conta no Twitter, Poroshenko convocou a realização de uma reunião com o “Quarteto da Normandia”, que inclui diplomatas de alto escalão da Alemanha, Rússia, Ucrânia e França. O presidente ucraniano afirmou que encarregou Pavel Klimkin a realizar “consultas urgentes a nível de ministros das relações exteriores do ‘Quarteto da Normandia’ sobre o desenvolvimento da situação em Donbass”.  

De acordo com o ministério da Defesa da autoproclamada República Popular de Donetsk, as forças armadas ucranianas dispararam 663 vezes com artilharia, tanques e morteiros contra o seu território, causando "três mortes de civis e um ferido".

Presidente ucraniano Pyotr Poroshenko examina a construção de fortificações na região de Donetsk, em 11 de junho de 2015 - Sputnik Brasil
Poroshenko descarta estatuto especial para Donbass
"A situação se agravou em Donetsk, a violação do regime de cessar-fogo aumentou três vezes nas últimas 24 horas", afirmou o ministério da Defesa de Donetsk, citado pela mídia local. Foi destacado também que 28 civis foram mortos pelas tropas ucranianas apenas na primeira semana de agosto. 

Desde meados de abril de 2013 a Ucrânia começou a realizar uma operação militar para atacar as forças independentistas no leste da Ucrânia. Estas não reconhecem a legitimidade das novas autoridades ucranianas que chegaram ao poder após um golpe de Estado em Kiev.

A operação militar continua apesar dos Acordos de Minsk alcançados entre as partes, que preveem a retirada de tropas, o cessar-fogo e a descentralização do poder. Segundo os últimos dados da ONU, mais de seis mil civis já foram vítimas mortais deste conflito.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала