Adesivos claros – sinal de racismo na Suécia?

© AFP 2023Manifestação política na Suécia.
Manifestação política na Suécia. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Sveriges Radio, uma rádio estatal sueca, acusou as farmácias suecas de racismo. O motivo é que elas vendem curativos demasiado claros, sem ter em conta a população morena ou negra, escreve o jornal Fria Tider.

Os ativistas fazem notar que nas farmácias se pode encontrar curativos de cores diferentes, com imagens, mas o que provoca reprovação são os adesivos cor de pele.

Um polícial na cidade de Estocolmo - Sputnik Brasil
Racismo vice-versa: Homens brancos não são aceitos na Polícia sueca
A onda de indignação em relação aos curativos “racistas” foi iniciada por Paula Dahlberg, representante das forças de esquerda, colombiana, adotada algum tempo atrás por uma família sueca. Em seu blog, ela disse que os adesivos claros representavam um “racismo quotidiano”, diz o Fria Tider.

Falando à Sveriges Rádio, Dahlberg se queixou de ter que buscar curativos transparentes porque não se vendem curativos adequados ao seu tom de pele.

Eva Fernvall, chefe do departamento das relações públicas das farmácias estatais Apoteket, teve que pedir desculpas publicamente porque a direção não tinha comprado curativos para os “novos suecos”:

”Temos um pouco de vergonha porque nós mesmos não pensamos nisso”, disse ela, prometendo que a Apoteket tentaria encontrar um fornecedor de curativos mais escuros.

Membros de grupo ultranacionalista desfilam pelas ruas de Kiev - Sputnik Brasil
Cidadão da Suécia é investigado por crimes de guerra cometidos na Ucrânia
Segundo o Fria Tider, Paula Dahlberg considera que as razões do ”racismo de adesivos” são as ”normas brancas”, isto é, o fato de a pele clara ser um sinal, uma norma quase obrigatória quando se fala nos habitantes da Suécia. 

No entanto, já há muito tempo que, na prática, não é assim. A política pouco pensada do governo fez com que os ”novos suecos” passassem a estabelecer novas regras no país. Será que os ”velhos suecos” terão que defender os seus direitos como uma minoria?

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала