- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vice-presidente do Banco dos BRICS anuncia operações de financiamento do NBD

© Reprodução do FacebookPaulo Nogueira Batista Junior.
Paulo Nogueira Batista Junior. - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos BRICS, sediado em Xangai, na China, iniciará suas operações de empréstimos no segundo trimestre de 2016. A informação foi prestada pelo economista Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente do NBD, em entrevista exclusiva à Sputnik Brasil.

Bandeiras nacionais dos países membros do BRICS - Sputnik Brasil
Banco do BRICS vai atender parte da demanda global de US$ 1 trilhão para infraestrutura
Paulo Nogueira Batista Jr., vice-presidente, pelo Brasil, do Novo Banco de Desenvolvimento, revelou que o NBD já está funcionando em sua sede própria em Xangai, na China, de acordo com o documento constitutivo da entidade, firmado em julho de 2014 em Fortaleza, Ceará, durante a 6.ª Conferência de Cúpula do BRICS.

Segundo o economista, um dos principais objetivos do Novo Banco de Desenvolvimento é conceder financiamentos para projetos de infraestrutura, mas há também outras metas:

“A ideia é essa, mas também vamos trabalhar com projetos de desenvolvimento sustentável. O Novo Banco de Desenvolvimento terá a sua atuação voltada para os cinco membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e também financiará países em desenvolvimento da África, Ásia, América Latina e Caribe. O Banco tem, portanto, uma missão muito forte, a de financiar países em desenvolvimento. A missão é forte no sentido de apoiar a consolidação da infraestrutura, financiando a construção de portos, aeroportos, rodovias, projetos ligados à energia, sempre com ênfase na sustentabilidade, a economia verde, a preocupação com o meio ambiente.”

O primeiro presidente do Novo Banco de Desenvolvimento é o banqueiro e financista indiano Kundapur Vaman Kamath, de acordo com os critérios de rotatividade estabelecidos pelos governantes dos cinco países BRICS. Paulo Nogueira Batista revelou as metas traçadas pelo dirigente máximo da instituição:

A cidade de Xangai, na China, abrigará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento, o chamado Banco do BRICS - Sputnik Brasil
Sede do Banco dos BRICS é inaugurada em Xangai
“O Sr. Kundapur Vaman Kamath quer que o Novo Banco de Desenvolvimento seja ágil, moderno, eficiente, e que esteja sempre pronto para aprender com a experiência de quem está passando pelo processo de desenvolvimento. O Sr. Kamath também quer que o NBD pense sempre em inovar. Para isto, está mantendo diálogo constante com os quatro vice-presidentes e também com pessoas de fora da instituição. Por exemplo, o presidente pensa em captar e em emitir títulos em moedas nacionais dos BRICS e de outros países em desenvolvimento, e para isso já determinou a realização de estudos competentes. Então, o Novo Banco de Desenvolvimento vai inovar neste sentido, o de trabalhar com moedas de países emergentes e não só com moedas fortes.”

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала