Segundo o economista, um dos principais objetivos do Novo Banco de Desenvolvimento é conceder financiamentos para projetos de infraestrutura, mas há também outras metas:
“A ideia é essa, mas também vamos trabalhar com projetos de desenvolvimento sustentável. O Novo Banco de Desenvolvimento terá a sua atuação voltada para os cinco membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – e também financiará países em desenvolvimento da África, Ásia, América Latina e Caribe. O Banco tem, portanto, uma missão muito forte, a de financiar países em desenvolvimento. A missão é forte no sentido de apoiar a consolidação da infraestrutura, financiando a construção de portos, aeroportos, rodovias, projetos ligados à energia, sempre com ênfase na sustentabilidade, a economia verde, a preocupação com o meio ambiente.”
O primeiro presidente do Novo Banco de Desenvolvimento é o banqueiro e financista indiano Kundapur Vaman Kamath, de acordo com os critérios de rotatividade estabelecidos pelos governantes dos cinco países BRICS. Paulo Nogueira Batista revelou as metas traçadas pelo dirigente máximo da instituição: