Premier do Iraque critica irresponsabilidade do chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA

© flickr.com / The U.S. ArmyGeneral Raymond Odierno, chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA
General Raymond Odierno, chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
O primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, condenou nesta quinta-feira o chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA, general Raymond Odierno, por suas declarações "irresponsáveis" sobre uma possível divisão do território do Iraque.

Forças iraquianas e milicianos xiitas com bandeira do Estado Islâmico em Tikrit, 31 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Luta contra EI durará décadas, diz chefe do Exército americano
"Tratam-se de observações irresponsáveis, que refletem uma ignorância da realidade iraquiana", afirmou o gabinete do premier em comunicado oficial. 

O general Odierno, que foi comandante das tropas americanas no Iraque entre 2008 e 2010 e será reformado na próxima sexta-feira, declarou ontem durante uma coletiva de imprensa no Pentágono que, dada a dificuldade de união entre xiitas e sunitas, a repartição do território iraquiano poderia ser "a única solução", mas que não estava pronto para decidir ainda. Segundo ele, os EUA devem se concentrar no momento em combater os jihadistas do Estado Islâmico, que já dominam diversas áreas do país.

Apesar da profunda divisão entre sunitas, xiitas e curdos, a questão sobre a possibilidade de repartir o Iraque é considerada extremamente delicada por Bagdá, que continua lutando para reconquistar regiões dominadas pelos terroristas a fim de manter a unidade do país. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала