“O processo de criação da empresa mista ainda não está concluído mas estamos próximos disso. Agora, estamos estudando a viabilidade do projeto”, sublinhou o embaixador indiano em Moscou, Pundi Srinivasan Raghavan, em uma entrevista exclusiva à agência noticiosa RIA Novosti.
O diplomata destacou ainda que o Ministério da Defesa do seu país demonstrou “grande interesse” por este helicóptero, que pode alcançar a velocidade máxima de 250 km/h, com um teto de serviço de 6.100 metros, e já efetuou voos de teste na Índia.
“Espero que, até à próxima reunião entre o primeiro-ministro Modi e o presidente Putin, já tenhamos pronto um plano de ações detalhado para começar a implementar o projeto”, assinalou o embaixador.
© AFP 2023 / FRANCOIS GUILLOTHelicóptero Kamov Ka-226T, exibido em 11 de junho de 2010 na exposição russa no Grand Palais, em Paris.
Helicóptero Kamov Ka-226T, exibido em 11 de junho de 2010 na exposição russa no Grand Palais, em Paris.
© AFP 2023 / FRANCOIS GUILLOT
De acordo com estimativas do Serviço Federal Russo de Cooperação Técnico-Militar, a Rússia vende anualmente US$ 4,5 bilhões em equipamentos militares e armas para a Índia. Recentemente, as autoridades dos dois países anunciaram alguns negócios conjuntos, incluindo a parceria para a construção de um porta-aviões e a venda de tecnologia russa para construção de helicópteros.