Norte-americanos usam armas para matar, não para se proteger

© Pedro Ribas / ANPrMaterial bélico.
Material bélico. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Nos EUA, são mais as pessoas que usam armas para matar do que aquelas que as usam para se proteger, segundo revelam os dados de uma pesquisa publicados nesta quarta-feira.

Segundo a pesquisa, realizada pela organização sem fins lucrativos Centro Policial de Violência (VPC na sigla em inglês), publicada nesta quarta-feira (19), o número de homicídios em 35 grandes cidades aumentou 19% durante o último ano, e os tiroteios sem vítimas mortais aumentaram 62%.

A VPC registou um aumento de violência no país e comparou número de homicídios em meados do julho, em quatro cidades – Nova York, Chicago (estado de Illinois), Houston (Texas) e Philadelphia (Pensilvânia), com os dados do mesmo período em 2014.

Manifestantes protestam contra a desigualdade racial com bandeira simbólica dos EUA a preto e branco - Sputnik Brasil
Um ano depois, a violência policial continua nos EUA
A mesma pesquisa mostrou que os proprietários de armas cometeram só 259 “homicídios justificados”, em comparação com 8.342 casos em 2012. Tais números criam a proporção de 34 por cada homicídio justificado, o que, de acordo com a definição da Agência Federal de Investigação dos EUA (FBI), é “o assassinato de criminoso durante o crime por um cidadão”.

O chefe da polícia da cidade de St. Louis, Sam Dotson, relacionou ainda o aumento da taxa de criminalidade em novembro com o “efeito de Ferguson”, quer dizer, o fato de que policiais, lidando com as consequências da morte de Michael Brown, preferem abster-se do serviço para não ser processados por fazer o seu trabalho. Como resultado disso, “os criminosos sentem-se mais poderosos”.

Lembramos que, em 9 de agosto de 2014, o policial de raça branca Darren Wilson matou a tiro o jovem negro de 18 anos de idade Michael Brown, na pequena cidade de Ferguson, nos arredores de St.Louis.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала