Segundo a pesquisa, realizada pela organização sem fins lucrativos Centro Policial de Violência (VPC na sigla em inglês), publicada nesta quarta-feira (19), o número de homicídios em 35 grandes cidades aumentou 19% durante o último ano, e os tiroteios sem vítimas mortais aumentaram 62%.
Guns used for murder 32 times more than self-defense in US – Violence policy center http://t.co/iENcEYn1MP pic.twitter.com/NNyWiZPSS3
— RT (@RT_com) 17 июня 2015
A VPC registou um aumento de violência no país e comparou número de homicídios em meados do julho, em quatro cidades – Nova York, Chicago (estado de Illinois), Houston (Texas) e Philadelphia (Pensilvânia), com os dados do mesmo período em 2014.
O chefe da polícia da cidade de St. Louis, Sam Dotson, relacionou ainda o aumento da taxa de criminalidade em novembro com o “efeito de Ferguson”, quer dizer, o fato de que policiais, lidando com as consequências da morte de Michael Brown, preferem abster-se do serviço para não ser processados por fazer o seu trabalho. Como resultado disso, “os criminosos sentem-se mais poderosos”.
Lembramos que, em 9 de agosto de 2014, o policial de raça branca Darren Wilson matou a tiro o jovem negro de 18 anos de idade Michael Brown, na pequena cidade de Ferguson, nos arredores de St.Louis.