O novo centro da Aliança tem por objetivo o treinamento de militares georgianos com vista à sua futura participação das Forças de Intervenção Rápida da OTAN.
#NATO SG @jensstoltenberg will visit #Georgia on 26 & 27 August http://t.co/EJAG4tSA7z pic.twitter.com/e22ieE2H2Q
— Oana Lungescu (@NATOpress) 24 августа 2015
É de notar que a Geórgia é o primeiro país ex-soviético que não faz parte da Aliança a ser convidado para participar em um projeto deste tipo.
Lembramos que a decisão de criação do centro foi tomada no ano passado após a cimeira da OTAN na Grã-Bretanha e justificada pela modernização da área da defesa e segurança da Geórgia.
“A localização geográfica única da Geórgia e o relevo da área criarão a possibilidade única de treinamentos conjuntos de parceiros e aliados”, diz-se nos documentos da OTAN sobre a cooperação com a Geórgia.
Durante a visita, Stoltenberg, segundo a informação do site oficial da OTAN, deve se reunir com o presidente georgiano Georgy Margvelashvili e o premiê, Irakli Garibashvili.
A cooperação em várias áreas entre a Geórgia e a OTAN está em curso desde 1994, quando o país do Cáucaso começou a participar no programa Parceira para Paz (PfP – Partnership for Peace – em inglês). Desde 2004 a Geórgia envia tropas para as forças internacionais de segurança (ISAF) no Afeganistão e permite o transporte através do seu território de cargas de abastecimento da ISAF. Desde então, a cooperação entre as partes tem sido especialmente intensificada.