Além dos 14 shows que vão movimentar o palco principal, montado na areia da praia de Koktebel, foi aberto um centro de conferências que, durante o dia, servirá para que possa haver uma interação entre público, músicos, convidados e organizadores, com realização de coletivas de imprensa e sessões de fotos.
A estrutura do palco principal do festival com 150 toneladas de aço, 30 toneladas de equipamento de som e 15 toneladas de equipamento de luz garantirá a qualidade das atrações, que serão realizadas ao ar livre.
“Este é, sem dúvida, um dos melhores locais da Rússia para apreciar o jazz ao ar livre. Uma oportunidade para músicos russos e estrangeiros promoverem o jazz mundial e o intercâmbio”, disse um dos diretores de arte do evento, Mikhail Ikonnikov.
Entre as atrações do 13ª Koktebel Jazz Party estão o célebre saxofonista russo Igor Butman, o saxofonista e clarinetista Gary Bartz (EUA), o quinteto Yakov Okun e Enver Izmailov (Crimeia) e a consagrada Larisa Dolina, convidada especial do festival, que encerra a programação na noite do domingo (30) juntamente com Igor Butman Orchestra e Dmitry Mospan.
Além disso, paralelamente às principais atrações, está programada em um palco alternativo uma série de palestras contando a história do jazz.
O jornalista e crítico russo Pavel Surkov, por exemplo, irá apresentar fragmentos de seu curso sobre a ‘História do Jazz’. "Vamos falar não só sobre o jazz russo e soviético, mas também sobre o jazz no exterior. Vamos discutir a história e a interação dos músicos da Rússia e no exterior. Vamos falar sobre a improvisação no jazz, como o jazz entra em contato com outros aspectos da cultura", disse Surkov.