Sob presidência russa, Conselho de Segurança da ONU prepara resolução sobre refugiados

© AP Photo / Alessandro Di MeoGuarda Costeira italiana se aproxima de barco de imigrantes na costa da Líbia, no Mar Mediterrâneo, em 22 de abril de 2015
Guarda Costeira italiana se aproxima de barco de imigrantes na costa da Líbia, no Mar Mediterrâneo, em 22 de abril de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Conselho de Segurança da ONU, que está a presidência da Rússia, poderia adotar uma resolução para sobre a crise dos refugiados que atravessam o mar Mediterrâneo rumo à Europa. O embaixador russo nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, afirmou na quarta-feira (2) que o órgão discutirá a questão e deve se posicionar ainda este mês.

Chanceler da Alemanha Angela Merkel - Sputnik Brasil
Merkel: divergências na UE sobre refugiados colocam zona Schengen em questão
A resolução teria um texto diferente de um projeto anterior que autorizava o uso da força naval europeia nas águas territoriais líbias. Os militares combateriam os traficantes de pessoas que agem naquela região marítima.

Churkin não revelou o teor da resolução, mas está sendo considerada a ação da força naval em águas internacionais, o que evitaria o principal problema do texto anterior. O antigo projeto necessitava da aprovação da Líbia. No entanto, o país africano passa por uma profunda instabilidade política desde a deposição e posterior morte de Muammar Khaddafi, tendo atualmente mais de um governo.

Os problemas internos na Líbia após a OTAN liderar uma missão para derrubar o ex-governante líbio têm levado milhares de cidadãos do país a se arriscarem pelo mar Mediterrâneo em busca de melhores condições de vida na Europa. Somente este ano, as entidades internacionais calculam em 350 mil o número de pessoas que fugiram por essas águas. O fato provocou uma grave crise humanitária, social e política na Europa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала